quarta-feira, 24 de setembro de 2008

R-Type Leo (Arcade)

Gente, o Filipe, do excelente blog SHMUPSBR, escreveu um artigo no esquema sub-jogos sobre aquele R-Type que não é R-Type. O jogo é curioso, verdade, mas é fraco.

Leiam o ótimo review dele aqui:

http://shmupsbr.blogspot.com/2008/09/r-type-leo-irem-1992-arcade.html

Em tempo: existem pessoas que gostam de shooters, eu sou uma delas, e existe esse cara, que AMA shooters. Sugiro que vocês dêem uma olhada nos outros artigos dele, eu já descobri bastante jogo legal lá.

Microsoft = (Sub-empresa)²

Segunda vez que eu venho aqui me manifestar contra a Microsoft, e eu juro, eu preferia não ter que fazer isso.

É o seguinte: não temos Live no Brasil, somos tratados como marginais e como se estivéssemos cometendo um crime, isso já foi mostrado e eles realmente pensam assim. Só que mesmo assinando a Live, PAGANDO pela Live e pagando pelos jogos da Xbox Live Arcade, podemos ter problemas. Pros que não conhecem o serviço eu explico: Doom da XBLA é bloqueado pra nós, brasileiros, only god knows why. Algumas outras coisas são bloqueadas como filmes e músicas e eu concordo com isso, é chato mexer nesse tipo de copyright, as gravadoras reclamam, não é uma coisa simples. Só que hoje eu acordei cedo, seco pra baixar Duke Nukem 3D e adivinhe qual mensagem eu recebi?! "This game is not available for your country", ou algo assim.

Diabos, qual é o problema em deixar a gente comprar um Duke Nukem? Diacho, eu tenho NADA A VER com a MS do Brasil, meu X360 não é nacional, eu não paguei a Live por aqui e ela nunca me foi útil pra nada! Por que, além de ser inútil, ainda tem que atrapalhar? A Live não era pra juntar as pessoas, pra remover barreiras? Cacete, que coisa mais imbecil isso...

Alguns argumentariam que a MS está fazendo o que ela pode e que eles estão encontrando dificuldades em fazer tudo direito, ao que eu digo "BOLLOCKS!". Pra mim não teremos Live no Brasil, não na geração do X360, nunca teremos Xbox Originals por aqui, e teremos que conviver com essas merdas de travas regionais que são a coisa mais obsoleta do mundo.

Tem como eu baixar? Sim, tem, mas eu me recuso a fazer o esquema de VPN pra pagar por um jogo, acho muito absurdo eu ter que me esforçar pra comprar uma coisa qualquer.

Em tempo: espero que na update fodidona que vai sair aí muita gente seja banida, o suficiente pra haver um esforço violento pra destravarem de vez o X360. Com o console destravado de vez e rodando código não-assinado, poderemos baixar esses jogos da XBLA como fazemos com a Wiiware. Eu já comprei muito jogo da XBLA (mais de 30) e por mim continuaria assim, mas a empresa insiste em ser imbecil! Tomara mesmo que consigam rodar código não-assinado, todos iremos jogar no Kai e a Live que se exploda.

Vá a merda, Microsoft!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Soul Calibur (X360)

Quando eu era moleque eu me impressionava com a abertura do Soul Edge, no PS1. Ainda hoje considero uma das mais bem feitas, dadas as limitações técnicas do console como baixa resolução, baixa quantidade de quadros por segundo em filmes, baixa RAM, baixo clock de processador... Sim, eu acho a abertura de Soul Edge e a música da abertura geniais. O jogo era até que divertido mas muito duro, muito travadão, coisas de jogos de luta 3D daquela época, alguns diriam, mas o fato é que a apresentação empolgava 1000 vezes mais que o jogo em si.

Aí, quando eu já tinha Dreamcast, a Namco lança Soul Calibur pro sistema da Sega, com uma resolução maravilhosa, gráficos lindos, muito mais bonita que a versão de Arcade (uma vez eu vi uma e fiquei com nojo, é PS1, a mesma placa do Soul Edge) e com jogabilidade excelente. Até hoje é considerado por muitos, eu incluído, como o melhor da série.

Aí saiu Soul Calibur 2, que teve uma frescura ridícula da Namco de colocar um personagem extra pra cada versão. A do PS2 pegou o Heihachi, a do Xbox o Spawn e a do Gamecube o Link. Idéia ridícula e o jogo era, after all, fraquinho se comparado ao primeiro, não melhorou muita coisa não, não inseriu coisa nova no jogo, pode (e deve) ser dispensado. Um comentário interessante sobre o SC2 na página do Maddox, no review que ele faz do Ikaruga:

"Then as if one shitty Tekken game after another wasn't enough, the Sony version of Soul Calibur 2 includes "Heihachi," a 75 year old grandpa, as an extra character: BORING. The Xbox version gets Spawn with a badass axe, and the PS2 version gets a balding geriatric and a bottle of Centrum. For his special move, Heihachi sits in a rocking chair on a porch and passes out Werther's Originals."

Eu me decepcionei com o 2 e, naturalmente, não esperei muita coisa do 3. Batata, nada demais, de novo, aquele visual japonês ridículo de sempre, personagens com armas ridículas e um jogo dispensável.

Aí a Namco me diz que vai lançar Soul Calibur 1 (UM!) pra Xbox Live Arcade e eu fico doido pra ver! Diziam eles que melhorariam muito a resolução, que teria online gaming e que seria o remake perfeito. Demorou pra sair, eu fiquei roendo as unhas até sair e, quando saiu eu baixei o demo. Não é necessário dizer que foi uma decepção absurda, né? Nada mudou no jogo, a resolução é basicamente a mesma (upscaling e só), o jogo é FULLSCREEN 4:3, não widescreen e o online gaming dá problema pracacete. Em suma, eles tinham uma chance de fazer um remake direito, um remake decente, com texturas mais bonitas, com widescreen, com online gaming decente mas optaram pelo caminho mais curto. "lancemos o que quisermos, os otários compram mesmo...", certeza que é esse o pensamento da Namco a maior parte do tempo.

Só que eu sempre que vejo o jogo fico com uma dúvida: quem diabos faz um jogo hoje em dia, pra Xbox 360, que não é widescreen?! Como isso foi aprovado pela Microsoft, que é chatona no processo de liberação do jogo?! Eu tenho nojo dessas faixas


A resposta, ninguém, exceto o povo da Namco, sabe. Eu prefiro ligar o meu Dreamcast em VGA, que fica maravilhoso, e jogar SC1 numa boa, sem pagar os 10 dólares que o jogo custa.

O bom é que o povo do Kotaku não pensa diferente.

Soul Calibur da XBLA, sub-jogo pela falta de vergonha na cara da Namco e pelo aspecto caça-níquel. Faça o serviço direito da próxima vez, Namco!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Galaga Legions (X360)

Quem tem PSP ou DS e já teve o prazer de jogar Space Invader Extreme sabe como a Taito mandou muito bem no remake modernoso. Space Invaders é um jogo "chato" hoje em dia mas que tem uma importância histórica astronômica. No seu remake, a Taito colocou músicas boas, efeitos visuais fantásticos e deu um ritmo ao jogo que o original não tinha. Lógico que quase 30 anos separam o Space Invaders original do Extreme, então as diferenças são facilmente explicáveis. O primeiro Space invaders foi genial e importantíssimo e o Extreme é um baita jogão que deve ser jogado por qualquer fã de shooters, seja ele extremanente hardcore ou normal como eu.

Kudos pra Taito por ter mandado absurdamente bem no Space Invaders Extreme!

Voltando ao assunto, eu SEMPRE gostei mais de Galaga do que dos outros shooters antigaços, sejam eles Bosconian, Space Invaders, River Raid ou quaisquer outros. Eu sou um fã inveterado de Galaga, acho genial a maneira como sua nave pode se duplicar e, apesar de repetitivo, eu adoro! Quando ouvi do lançamento do Galaga Legions pela Namco (que, convenhamos, vem sendo tão porca quanto a Sega ultimamente) eu senti um misto de animação e dor no peito. Poderiam eles foder com algo excelente? Mas podia também ser um jogo bom, no final das contas...

Saiu pra Xbox Live Arcade, o lar dos excelentes shooters novos, e eu fui seco comprar, sem nem ao menos testar o demo. Perdi 10 dólares nessa brincadeira. Eles tentaram seguir a mesma linha de "shooters musicais" como o Rez ou o SIE e não se deram nem um pouco bem. O jogo não tem ritmo, tem pouca dificuldade, não tem atrativo algum, não empolga, em suma: um joguinho bobo e menos divertido que o Galaga original. Pegue o cabeça do grupo, mate e pronto, é isso o que você tem que fazer durante o jogo todo, só isso. No começo você pode até se divertir, achando uma ótima, mas depois vê que não tem graça.

Outra coisa: não tem mais a nave dupla, ao menos até onde eu joguei. Tirar a que é uma das features mais legais do Galaga realmente não foi inteligente. Nem usar as skins clássicas do jogo fazem-no mais divertido, ele é chato pracacete. É bonito, com toda certeza, mas não é só de beleza que se faz um jogo.

Fique com Space Invaders Extreme e veja como se faz um shooter "muderno" decente. Ou fique com o Galaga original, é uma ótima diversão e saiu pra tudo quanto é sistema. :)

No mais, eu moro bem perto da nave do Galaga.

É sério, essa igreja chama São Rafael e é bem perto da minha casa...

Galaga Legions, sub-jogo, tanto pela chatice quanto pelo hype gerado em torno dele.

Próximo sub-jogo: Soul Calibur 1 pra XBLA.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Castle Crashers (X360)


Dos mesmos criadores do ultra-mega-super-hiper hypado Alien Hominid, aparece um beat-em up na XBLA, que custa 15 dólares, e que se chama Castle Crashers. Mas antes de falar do CC, falemos um pouco do Alien Hominid:

Alien Hominid é um clone tosquinho do Metal Slug que fez um sucesso danado lá pelos idos de 2002 / 2003. Era um joguinho em Flash e servia mais de curiosidade técnica do que como jogo, era fraco e insosso, só que fez um sucesso do cão e logo decidiram portá-lo pra um videogame moderno, na época o PS2, o Xbox e o Gamecube. Chegou a sair uma versão pra GBA, mas eu nunca joguei, então não posso falar dela. Ah! O jogo saiu pra XBLA também, com o nome de Alien Hominid HD.

O que dizer de Alien Hominid? Ele é chato. Muito chato. Repetitivo, cansativo, com música chata e estilo cartoon irritante. Além disso, originalidade zero, ele é exatamente igual ao que o Metal Slug é, não tem muita diferença não, se você jogou Metal Slug, você conhece Alien Hominid. Só que tem uma diferença: Metal Slug é bom. :)

Aí recentemente a The Behemoth, a mesma empresa que desenvolveu o Alien Hominid, resolveu que eles tinham realmente jeito pra jogos e decidiram lançar mais um, o Castle Crashers. Até então, poucos jogos da XBLA custaram 1200 MSPoints (15 dólares), que eu me lembre o Puzzle Quest, que é uma das melhores coisas que eu joguei no PSP e o Braid, que é um dos melhores jogos que eu já joguei. Só que jogos de 15 dólares não são enxergados com carinho pelo povo, as pessoas não compram esperando que ele abaixe pra 800 pontos, o que inevitavelmente acontece cedo ou tarde. Enquanto Puzzle Quest e Braid valem os 1200 pontos, Castle Crashers não vale.

"Mas tio Bruno, por que não vale?!"

Calma que o tio explica: ele é, como já falei, um beat-em up (ou seja, um Final Fight ou Streets of Rage like) dos mais chatos possíveis. Ele não anima em nenhum momento, ao menos no demo que eu joguei e acreditem, eu não vou pagar pra vê-lo completo. Jogabilidade repetitiva, falta de movimentos (alguns contra-argumentarão que você ganha conforme avança no jogo), gráficos bobos e infantis, som que tenta ser engraçadinho mas não convence e, bom, ao menos o demo, é fácil pracacete, chega a dar sono de tão fácil que é. Perdoem-me se eu estou pegando pesado, mas realmente o jogo é boring. E o pior: pintam o CC como um dos melhores jogos da XBLA. Eu não consegui jogar por 20 minutos sem me estressar. Dá pena mas é nítido que a The Behemoth não sabe fazer jogos, voltem pra casa e façam outra coisa, sei lá, doces ou vendam limonada, talvez vocês se dêem melhor.

DIZEM que o multiplayer dele é muito divertido e eu não duvido, mas não faz meu gênero, não vou comprar um jogo de 15 dólares pra ficar jogando multiplayer e daqui a alguns meses eu não poder mais jogar porque passou a febre e não tem mais gente online, esqueçam.

Pra piorar ele ainda é bugado as hell. Sorry gente mas meu dinheiro vocês não terão.

Pra terminar uma dica: existe um remake do Streets of Rage que é muito decente, eu arrisco dizer que mais decente que o SoR original. Só roda em PC, roda até no meu Eee e é muito mas muito mais divertido que o Castle Crashers. Além de ter as músicas um pouco mexidas (God bless Yuzo Koshiro por ter feito as originais), cenários mais bonitos, resolução melhor, mais movimentos e um monte de bobagem a mais. Bom, isso é notícia antiga, provavelmente todo mundo já jogou isso, mas fica o aviso. :)

Alien Hominid e Castle Crashers são dois sub-jogos que não são ridículos, mas são cansativos, repetitivos, bobinhos e insossos. Você pode passar sua vida inteira sem jogá-los e ainda assim não terá perdido nada. Passem longe, dos dois.

Castle Crashers não vale os 1200 MSPoints que custa nem a pau!


PS: Próximo sub-jogo: Galaga Legions.