terça-feira, 29 de julho de 2008

Final Fantasy Tactics - War of the Lions (PSP)

Não! Não pode ser! Eu falarei mal do meu jogo preferido do PS1?! Do jogo que eu joguei, facilmente, mais de 300 horas!? Por mais que me incomode fazer isso, eu tenho que fazê-lo, é o meu dever.

Final Fantasy Tactics saiu para o PS1 em 1997 no Japão e em 1998 no resto do mundo. Era algo meio diferente, meio parecido com Tactics Ogre / Vandal Hearts / Shining Force 2 e fugia meio que totalmente da maneira convencional dos FFs anteriores. Alguns odiaram e alguns amaram, eu mesmo odiei o jogo quando comecei a jogá-lo, mas foi só quando eu comecei a entendê-lo de maneira correta que eu notei a complexidade e a genialidade que o jogo tem. Ele é lindo, tem músicas lindas, excelente enredo (coisa rara pra jogo japonês, convenhamos), dificuldade interessante, um fator replay absurdo por causa das muitas armas secretas e Deep Dungeons da vida, enfim, um jogo complexo e que valia muito a pena perder o seu tempo jogando.

Eu comecei a jogar FFT aproximadamente em 1999, um pouco depois de ter terminado o FF7 e desde aquela época eu ainda jogo. Tenho dois saves, um em um memory card no PS1 (onde o relógio travou no 99:59:59 mas se eu for na parte das estatísticas eu vejo que tem umas 250 horas) e outro rodando no emulador de PS1 pro PSP (onde eu tenho 78 horas). Adoro o jogo, em todos os aspectos e foi por isso que eu me animei bastante quando soube que a Square estaria fazendo um remake dele pro PSP.

Passou-se o tempo e, entre vídeos da apresentação do jogo refeita, fotinhos do Luso como personagem do jogo e artwork da capa, ele acabou saindo. Fui que nem um louco atrás dele pra jogar, puxa, meu jogo preferido do PS1 (já disse isso hoje?!) tem um remake e eu posso vê-lo em wide, com cutscenes novas, com um personagem novo e textos refeitos!? É exatamente isso que eu sempre quis! Esse eu iria comprar, se eu comprei o meia-boca que é o FFT do Game Boy Advance, porque eu não compraria esse?

Procurei a versão japonesa e baixei da net. Coloquei no PSP, bootou, vi a belíssima apresentação, vi que refizeram o texto, que colocaram o jogo em wide e comecei a me animar mais e mais. Começou a primeira batalha, Gafgarion dá um Night Sword e o framerate do jogo cai a, sei lá, mas algo que eu não consigo nem expressar de tão baixo que é. Já vi apresentações de PowerPoint com mais frames por segundo que a Night Sword que o Gafgarion deu. Pensei "Eita! Será que é assim sempre?!". Batata. Um dos inimigos foi usar uma potion e a mesma queda absurda de frames aconteceu. Pensei "Ah, vai ver é porque eu estou usando em CSO, CSO em alguns jogos de streaming dá lag". Mesmo não sendo o caso do FFT, converti pra ISO. Nada, a mesma coisa. Aumentei o clock do PSP pra 333mhz. Nada, mesmo lag horroroso. Peguei um original emprestado pra testar. Nada, tosco da mesma maneira.

Se quiserem ter uma idéia do que eu falo, vejam os vídeos:

Holy no PSP:
http://br.youtube.com/watch?v=ILfFs9fkljI

Holy no PS1:
http://br.youtube.com/watch?v=6X2CIGLLAKU

Viram a diferença gritante? Imaginem uma batalha onde acontecem 10 / 20 magias dessas!? Enlouquecedor...

Aí vêm as perguntas: será que ninguém na Square testou o jogo? Será que nenhum imbecil colocou o jogo e jogou, efetivamente? Por que lançar algo que roda nativamente pior que algo IGUAL emulado? Pior que o jogo fica impraticável assim, a cada magia dada o framerate cai a, sei lá, 3 quadros por segundo, imagina uma batalha onde summons rolam o tempo todo?! Boa parte da beleza do jogo se vai nisso. Eu até cheguei a insistir um pouco nele, mas esse lag que dá quando alguém dá alguma magia é tão incômodo mas tão incômodo que consegue transformar algo que deveria ser perfeito num... sub-jogo.

E o pior de tudo: NENHUMA REVISTA / PÁGINA cita isso como algo ruim, simplesmente teceram elogios ao jogo dizendo que ele era uma melhoria do FFT de PS1. Melhoria meu ovo esquerdo, o jogo ficou, apesar da apresentação fantástica, textos refeitos e wide, UMA MERDA! Coisa de empresa porca que lança o jogo porcamente pensando "os idiotas vão comprar do mesmo jeito, porque eu vou corrigir esse bug?!". Pior que a Square tem razão, muita gente comprou mesmo. Mas pra mim ele ganha o título de sub-jogo sem nenhuma dúvida.

FFT - War of the Lions, o primeiro sub-jogo que eu falei aqui.

Espero que um dia lancem um episódio de FFT falando da 50 years war, com o Orlandu de protagonista, porque jogar essa versão do PSP é osso. Enquanto isso me divirto com Disgaea e FFT do PS1 emulado no PSP mesmo. :)

UPDATE:

Coloquei umas fotos do FFT no Flickr, tirei usando o capture.prx no PSP. Dêem uma olhada:

http://www.flickr.com/photos/29076606@N06/sets/72157606443179777/show/

3 comentários:

Anônimo disse...

"Por mais que me incomode fazer isso, eu tenho que fazê-lo, é o meu dever"]

UAHuhaUHAUh meu dever foi ótimo XD
Pelo menos vcs tão mostrando que são imparciais em relação aos jogos analisados.

Esse blog ainda vai dar o que falar XD haha

Alexandre Maron disse...

Legal o blog. Mas, e tem sempre um mas, no meu PSP o jogo rodou sem nenhum problema de lag. O framerate caiu de forma quase imperceptível em alguns momentos. Mas no geral tudo funcionou direitinho.

E, claro, depois de uns dois dias eu larguei e nunca mais joguei na vida. Novos jogos surgem pro PSP o tempo todo e eu tenho que testá-los. Todos, todos, todoooooosss!!! :)

Autor disse...

pior fui eu q comprei o original e só fui descobrir isso agora.... q merda