quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ninja Gaiden 2 (X360)


Não vou começar o artigo dizendo "Ninja Gaiden bom era no NES / PC Engine" porque isso seria imbecilidade e saudosismo barato. O primeiro Ninja Gaiden que era 3D pra Xbox era excelente, um jogão, lindo, difícil, tinha uns probleminhas de câmera, mas ainda assim era legal demais. Aí a Tecmo decidiu fazer um Ninja Gaiden 1,5, que é o Ninja Gaiden Black, um jogão ainda e com algumas armas a mais. Ambos são excelentes e irritantemente difíceis, mas dificuldade é algo que os fãs de Ninja Gaiden QUEREM, certo?

Voltemos um pouquinho no tempo. Quando moleque eu comecei jogando Ninja Gaiden 2, de NES, na casa de um amigo. Não demorou pra eu pegar-emprestado-pra-sempre o jogo dele e tentar terminá-lo. Acabei conseguindo, depois de muito esforço e de ver aquelas "cutscenes" maravilhosas que o game tinha. Como na época eu entendia nada de inglês, a história virou mero detalhe, eu entendi nadinha. Aí saiu Ninja Gaiden 3, ainda de NES. O bonitão aqui foi jogar e terminou com certa facilidade. NG3 tinha uma espada "a lá Strider" que facilitava muito o jogo, mas a (falta de) dificuldade não atrapalhava na diversão.

Notaram que eu só citei o 2 e o 3? Pois bem, o primeiro Ninja Gaiden de NES eu fui jogar só depois de velho e achei absurdamente difícil. Mas difícil MESMO foi o Ninja Gaiden 1 de PC-Engine. Eu joguei no console original, com aquele controle-de-fio-curto horroroso do PC-Engine, praticamente com a cara colada na televisão. Sofri, morri, me irritei, quase quebrei a mão mas enfim, terminei. Terminei com meus 23 anos, vergonhoso que eu tive que esperar tanto pra terminar uma belezura como o NG de PCE. Comparem as duas versões e vejam qual é a mais bonita:



Saindo da "Sessão Nostalgia" e voltando aos Ninja Gaidens novos, há pouco tempo o PS3 recebeu um port do Ninja Gaiden Black chamado Ninja Gaiden Sigma. Itagaki falou que não prestava, que era feito por amadores e tal mas eu, no final das contas, achei um jogo, digamos, justo. Um port mais bonito, com modelagem retrógrada, claro, mas ainda assim interessante.

Aí vem Ninja Gaiden 2, aquilo que seria o máximo, o supra-sumo dos jogos desse estilo, com sangue espirrando, membros caindo e pedaços de corpos por todos os lados. Todos os trailers impressionaram e deixaram com vontade. E a Tecmo foi liberando teaser, trailer, fotos, instigando, fazendo hype, falando que seria a oitava maravilha do mundo e nós, tolos de nós, acreditando.

Eis que um belo dia o jogo sai. Se o Itagaki falou que o Ninja Gaiden Sigma não introduziu novidade (e deveria ter introduzido?!), ele fala isso porque não jogou o 2, não é possível. Ele é mais bonito? Certeza. Ele é mais fáci?! Sim, com certeza também! Mas alguém saberia me dizer o porquê de ele ser tão mais absurdamente melhor que o primeiro!? Vejam, o jogo é ridículo. Sim, ridículo, se um personagem de colant preto saindo por aí, de espada na mão e mutilando outros personagens igualmente ridículos pelas ruas de uma cidade não é ser ridículo então eu realmente não sei o que é.

Outra coisa: inimigos. Putaquemepariu, como podem não ter originalidade NENHUMA!? O mais ridículo e mané são os CACHORROS COM ESPADAS NA BOCA! Assim, é tão ridículo que eu me senti envergonhado quando estava jogando isso em casa e minha namorada olhando. Fiquei com vergonha, juro pelo que vocês quiserem. Dêem uma olhadinha no quão patético é:


E mais, o velho esquema do velhinho de chapéu que vende coisas no meio das fases. Quando isso vai parar?! Até quando vamos agüentar essa estética ridícula japonesa?! Até quando japoneses continuarão a fazer jogos pra eles mesmos?! Ainda bem que a UBISoft, EA e (ECA!) Activision estão pegando pesado. Eu jogo coisas como Portal, como Bioshock ou mesmo como Zelda (que é japones, eu sei, mas não é ridículo). Por que 90% dos jogos japoneses têm que ser feitos pra adolescentes?

Ok, eu estou pegando no pé em detalhes, até concordo, mas o ponto é: um jogo que sai em 2008 e que não tem nadinha quebrável no cenário é moderno!? Assim, você dá uma espadada na parede e não acontece nadinha! 007 do Nintendo 64 era melhor que NG2 nisso...

E mais, querem definir o jogo? Button masher. Só isso. Esmague muito os botões e você matará a todos. Talvez você tenha algumas dificuldades nos chefes de fases, mas nada excepcional. Isso porque eu não falei dos achievments, que fazem você terminar o jogo 10 vezes pra ganhar 1000 pontos. Que suplício!

Eu achei tosco demais, ainda prefiro o bom e velho Ninja Gaiden Black e não largo dele pelo desmembramento e banho de sangue promovido pelo Ninja Gaiden 2.

Ninja Gaiden 2, sub-jogo pelo hype feito em cima de um jogo normal. God of War, os 3, são muito melhores que NG2. Devil May Cry 1, 3 e 4 também são superiores. E ficamos nós com mais uma tosqueira hypeada japonesa...

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, Bruno. Realmente foi tanto hype para lançarem um jogo que acabou tendo uns defeitinho sem explicação. O esquema do cenário é algo que compromete toda a experiência do jogo. Vai entendr a Tecmo U.U

Sub-Jogo apoiado :D

André Forte disse...

Ok, eu concordo, cachorro com espada na boca é apelação!
E o jogo tem defeitos sim, muitos, aliás...e é mais do mesmo...
Tá bom, droga...é um sub-jogo sim!
=)

Anônimo disse...

Os Ninja Gaidens antigos são bem mais legais na minha opinião.

Claudio Prandoni disse...

Achei o lance do cenário absolutamente patético e retrógrado também.

Mas não que seja um jogo, digo, sub-jogo lá de todo tão ruim. É que os concorrentes também são bom demais.

Todavia, vale o puxão de orelha master por causa do ridículo do Itagaki.

Anônimo disse...

Ate hoje tenho o NG2 do nes como melhor jogo para mim. Gostei de seu texto e concordo com ele, um grande erro nesses tipos jogos hoje e que eles acabam se tornando chatos e enjoativos, esse novo NG2 do X360 é uma prova disso comecei a jogar e vai passando de fazer e vc abacar se dando por conta que estar jogando pq tiver o trabalho de adquiri-lo. Mas mesmo assim deixa encostado, acho que deve estar acontecendo como vc disse no texto do FFT, os caras criam o jogo e não o jogão.

Anônimo disse...

muita implicancia com coisa irrelevante.

nesse jogo eu vi muitos inimigos muito legais, vi cenários variadissimos, e o jogo durou mais de 14horas da primeira vez (pouquissimos jogos duram tudo isso no X360, a maioria são RPGs)

então penso pelo seguinte, achei NG2 bem emocionante, frenético, cheio de sacadas geniais, e muito, mas MUITO MELHOR que o DEVIL MAY CRY 4 por exemplo, q ficou muito pior q os anteriores (isso aí ninguem discorda).

a verdade é q NINJA GAIDEN 2 saiu bem adiantado, e pra um jogo de 14h, achei q ficou digno de uns 9,3.

óbvio q o jogo num é nenhum "ARRASA QUARTEIRÃO" que nem GOD OF WAR (q é bonitão em tudo), mas é um bom jogo, veio na hora certa (qdo eu tava de saco cheio de SHOOTER).


vc é muito SENSACIONALISTA e deveria ter um pouco de tolerancia e aproveitar um grande jogo!

aliás, Battlefield Bad Company tem ambientes destrutíveis de altissima qualidade, e nem por isso ele está entre os melhores do genero (e olha q isso em SHOOTER faz muito mais diferença do q em um ACTION MEELEE).

Você precisa ser menos chorão, fico com raiva qdo leio posts reviews preconceituosos e sádicos q nem esse.

vc precisa melhorar muito como critico, e confio no seu bom gosto (é de se notar q tem adimiração por ZELDA), mas seja menos chato qdo fizer uma análise!


atenciosamente
Marcus Cardoso

Alexandre Maravalhas disse...

Poutz, cachorro com espada na boca? Na primeira cruzada de espadas cerradas e a cabeça do dog parte ao meio com a própria lâmina! kkk Quer dizer, nao é nem ergonômico e nem politicamente correto para com o bichano! rss

abraço

F.Szorki disse...

Zelda não é ridículo? Tem certeza ? Tocar flautinha pra fazer as coisas? Uma estética super-mariana-imbecil em inimigos 100% do tempo? Música chatíssima? Se Ninja Gaiden 2 é pra adolenscentes, Zelda é pra crianças abaixo dos 10.

Agora, todo jogo de luta (beat'em'up ou versus) tem inimigos ridículos! Até os clássicos. Me diz um jogo que não tenha inimigos idiotas...

Sei lá, não joguei Ninja Gaiden 2, nem espero muito dele, mas concordo com o cara que falou aí que vc pegou pesado na crítica. Entre Zelda e Ninja Gaiden 2, elas por elas, não joguei nenhum, mas fico com o 2o.

brunobelo disse...

Mas vc é suspeito pq odeia a Nintendo. :)

miks_dr disse...

Indico Final Fantasy XII. Aguardo resenhas matadoras sobre.

Agripas disse...

A equipe do Sub-jogos não chegou nem perto de Final Fantasy XII. Não chegamos nem perto de FFs desde FFVII, isto porque fizemos a burrada de jogar este, ao invés de parar no FFVI como pessoas sensatas.

Eu vou acabar jogando esta porcaria só para escrever sobre ele.