
Dos mesmos criadores do ultra-mega-super-hiper hypado Alien Hominid, aparece um beat-em up na XBLA, que custa 15 dólares, e que se chama Castle Crashers. Mas antes de falar do CC, falemos um pouco do Alien Hominid:
Alien Hominid é um clone tosquinho do Metal Slug que fez um sucesso danado lá pelos idos de 2002 / 2003. Era um
joguinho em Flash e servia mais de curiosidade técnica do que como jogo, era fraco e insosso, só que fez um sucesso do cão e logo decidiram portá-lo pra um videogame moderno, na época o PS2, o Xbox e o Gamecube. Chegou a sair uma versão pra GBA, mas eu nunca joguei, então não posso falar dela. Ah! O jogo saiu pra XBLA também, com o nome de Alien Hominid HD.
O que dizer de Alien Hominid? Ele é chato. Muito chato. Repetitivo, cansativo, com música chata e estilo cartoon irritante. Além disso, originalidade zero, ele é exatamente igual ao que o Metal Slug é, não tem muita diferença não, se você jogou Metal Slug, você conhece Alien Hominid. Só que tem uma diferença: Metal Slug é bom. :)
Aí recentemente a The Behemoth, a mesma empresa que desenvolveu o Alien Hominid, resolveu que eles tinham realmente jeito pra jogos e decidiram lançar mais um, o Castle Crashers. Até então, poucos jogos da XBLA custaram 1200 MSPoints (15 dólares), que eu me lembre o Puzzle Quest, que é uma das melhores coisas que eu joguei no PSP e o Braid, que é um dos melhores jogos que eu já joguei. Só que jogos de 15 dólares não são enxergados com carinho pelo povo, as pessoas não compram esperando que ele abaixe pra 800 pontos, o que inevitavelmente acontece cedo ou tarde. Enquanto Puzzle Quest e Braid valem os 1200 pontos, Castle Crashers não vale.
"Mas tio Bruno, por que não vale?!"
Calma que o tio explica: ele é, como já falei, um beat-em up (ou seja, um Final Fight ou Streets of Rage like) dos mais chatos possíveis. Ele não anima em nenhum momento, ao menos no demo que eu joguei e acreditem, eu não vou pagar pra vê-lo completo. Jogabilidade repetitiva, falta de movimentos (alguns contra-argumentarão que você ganha conforme avança no jogo), gráficos bobos e infantis, som que tenta ser engraçadinho mas não convence e, bom, ao menos o demo, é fácil pracacete, chega a dar sono de tão fácil que é. Perdoem-me se eu estou pegando pesado, mas realmente o jogo é boring. E o pior: pintam o CC como um dos melhores jogos da XBLA. Eu não consegui jogar por 20 minutos sem me estressar. Dá pena mas é nítido que a The Behemoth não sabe fazer jogos, voltem pra casa e façam outra coisa, sei lá, doces ou vendam limonada, talvez vocês se dêem melhor.
DIZEM que o multiplayer dele é muito divertido e eu não duvido, mas não faz meu gênero, não vou comprar um jogo de 15 dólares pra ficar jogando multiplayer e daqui a alguns meses eu não poder mais jogar porque passou a febre e não tem mais gente online, esqueçam.
Pra piorar
ele ainda é bugado as hell. Sorry gente mas meu dinheiro vocês não terão.
Pra terminar uma dica: existe
um remake do Streets of Rage que é muito decente, eu arrisco dizer que mais decente que o SoR original. Só roda em PC, roda até no meu Eee e é muito mas muito mais divertido que o Castle Crashers. Além de ter as músicas um pouco mexidas (God bless Yuzo Koshiro por ter feito as originais), cenários mais bonitos, resolução melhor, mais movimentos e um monte de bobagem a mais. Bom, isso é notícia antiga, provavelmente todo mundo já jogou isso, mas fica o aviso. :)
Alien Hominid e Castle Crashers são dois sub-jogos que não são ridículos, mas são cansativos, repetitivos, bobinhos e insossos. Você pode passar sua vida inteira sem jogá-los e ainda assim não terá perdido nada. Passem longe, dos dois.
Castle Crashers não vale os 1200 MSPoints que custa nem a pau!
PS: Próximo sub-jogo: Galaga Legions.