terça-feira, 23 de setembro de 2008

Soul Calibur (X360)

Quando eu era moleque eu me impressionava com a abertura do Soul Edge, no PS1. Ainda hoje considero uma das mais bem feitas, dadas as limitações técnicas do console como baixa resolução, baixa quantidade de quadros por segundo em filmes, baixa RAM, baixo clock de processador... Sim, eu acho a abertura de Soul Edge e a música da abertura geniais. O jogo era até que divertido mas muito duro, muito travadão, coisas de jogos de luta 3D daquela época, alguns diriam, mas o fato é que a apresentação empolgava 1000 vezes mais que o jogo em si.

Aí, quando eu já tinha Dreamcast, a Namco lança Soul Calibur pro sistema da Sega, com uma resolução maravilhosa, gráficos lindos, muito mais bonita que a versão de Arcade (uma vez eu vi uma e fiquei com nojo, é PS1, a mesma placa do Soul Edge) e com jogabilidade excelente. Até hoje é considerado por muitos, eu incluído, como o melhor da série.

Aí saiu Soul Calibur 2, que teve uma frescura ridícula da Namco de colocar um personagem extra pra cada versão. A do PS2 pegou o Heihachi, a do Xbox o Spawn e a do Gamecube o Link. Idéia ridícula e o jogo era, after all, fraquinho se comparado ao primeiro, não melhorou muita coisa não, não inseriu coisa nova no jogo, pode (e deve) ser dispensado. Um comentário interessante sobre o SC2 na página do Maddox, no review que ele faz do Ikaruga:

"Then as if one shitty Tekken game after another wasn't enough, the Sony version of Soul Calibur 2 includes "Heihachi," a 75 year old grandpa, as an extra character: BORING. The Xbox version gets Spawn with a badass axe, and the PS2 version gets a balding geriatric and a bottle of Centrum. For his special move, Heihachi sits in a rocking chair on a porch and passes out Werther's Originals."

Eu me decepcionei com o 2 e, naturalmente, não esperei muita coisa do 3. Batata, nada demais, de novo, aquele visual japonês ridículo de sempre, personagens com armas ridículas e um jogo dispensável.

Aí a Namco me diz que vai lançar Soul Calibur 1 (UM!) pra Xbox Live Arcade e eu fico doido pra ver! Diziam eles que melhorariam muito a resolução, que teria online gaming e que seria o remake perfeito. Demorou pra sair, eu fiquei roendo as unhas até sair e, quando saiu eu baixei o demo. Não é necessário dizer que foi uma decepção absurda, né? Nada mudou no jogo, a resolução é basicamente a mesma (upscaling e só), o jogo é FULLSCREEN 4:3, não widescreen e o online gaming dá problema pracacete. Em suma, eles tinham uma chance de fazer um remake direito, um remake decente, com texturas mais bonitas, com widescreen, com online gaming decente mas optaram pelo caminho mais curto. "lancemos o que quisermos, os otários compram mesmo...", certeza que é esse o pensamento da Namco a maior parte do tempo.

Só que eu sempre que vejo o jogo fico com uma dúvida: quem diabos faz um jogo hoje em dia, pra Xbox 360, que não é widescreen?! Como isso foi aprovado pela Microsoft, que é chatona no processo de liberação do jogo?! Eu tenho nojo dessas faixas


A resposta, ninguém, exceto o povo da Namco, sabe. Eu prefiro ligar o meu Dreamcast em VGA, que fica maravilhoso, e jogar SC1 numa boa, sem pagar os 10 dólares que o jogo custa.

O bom é que o povo do Kotaku não pensa diferente.

Soul Calibur da XBLA, sub-jogo pela falta de vergonha na cara da Namco e pelo aspecto caça-níquel. Faça o serviço direito da próxima vez, Namco!

Nenhum comentário: