terça-feira, 9 de setembro de 2008

Castle Crashers (X360)


Dos mesmos criadores do ultra-mega-super-hiper hypado Alien Hominid, aparece um beat-em up na XBLA, que custa 15 dólares, e que se chama Castle Crashers. Mas antes de falar do CC, falemos um pouco do Alien Hominid:

Alien Hominid é um clone tosquinho do Metal Slug que fez um sucesso danado lá pelos idos de 2002 / 2003. Era um joguinho em Flash e servia mais de curiosidade técnica do que como jogo, era fraco e insosso, só que fez um sucesso do cão e logo decidiram portá-lo pra um videogame moderno, na época o PS2, o Xbox e o Gamecube. Chegou a sair uma versão pra GBA, mas eu nunca joguei, então não posso falar dela. Ah! O jogo saiu pra XBLA também, com o nome de Alien Hominid HD.

O que dizer de Alien Hominid? Ele é chato. Muito chato. Repetitivo, cansativo, com música chata e estilo cartoon irritante. Além disso, originalidade zero, ele é exatamente igual ao que o Metal Slug é, não tem muita diferença não, se você jogou Metal Slug, você conhece Alien Hominid. Só que tem uma diferença: Metal Slug é bom. :)

Aí recentemente a The Behemoth, a mesma empresa que desenvolveu o Alien Hominid, resolveu que eles tinham realmente jeito pra jogos e decidiram lançar mais um, o Castle Crashers. Até então, poucos jogos da XBLA custaram 1200 MSPoints (15 dólares), que eu me lembre o Puzzle Quest, que é uma das melhores coisas que eu joguei no PSP e o Braid, que é um dos melhores jogos que eu já joguei. Só que jogos de 15 dólares não são enxergados com carinho pelo povo, as pessoas não compram esperando que ele abaixe pra 800 pontos, o que inevitavelmente acontece cedo ou tarde. Enquanto Puzzle Quest e Braid valem os 1200 pontos, Castle Crashers não vale.

"Mas tio Bruno, por que não vale?!"

Calma que o tio explica: ele é, como já falei, um beat-em up (ou seja, um Final Fight ou Streets of Rage like) dos mais chatos possíveis. Ele não anima em nenhum momento, ao menos no demo que eu joguei e acreditem, eu não vou pagar pra vê-lo completo. Jogabilidade repetitiva, falta de movimentos (alguns contra-argumentarão que você ganha conforme avança no jogo), gráficos bobos e infantis, som que tenta ser engraçadinho mas não convence e, bom, ao menos o demo, é fácil pracacete, chega a dar sono de tão fácil que é. Perdoem-me se eu estou pegando pesado, mas realmente o jogo é boring. E o pior: pintam o CC como um dos melhores jogos da XBLA. Eu não consegui jogar por 20 minutos sem me estressar. Dá pena mas é nítido que a The Behemoth não sabe fazer jogos, voltem pra casa e façam outra coisa, sei lá, doces ou vendam limonada, talvez vocês se dêem melhor.

DIZEM que o multiplayer dele é muito divertido e eu não duvido, mas não faz meu gênero, não vou comprar um jogo de 15 dólares pra ficar jogando multiplayer e daqui a alguns meses eu não poder mais jogar porque passou a febre e não tem mais gente online, esqueçam.

Pra piorar ele ainda é bugado as hell. Sorry gente mas meu dinheiro vocês não terão.

Pra terminar uma dica: existe um remake do Streets of Rage que é muito decente, eu arrisco dizer que mais decente que o SoR original. Só roda em PC, roda até no meu Eee e é muito mas muito mais divertido que o Castle Crashers. Além de ter as músicas um pouco mexidas (God bless Yuzo Koshiro por ter feito as originais), cenários mais bonitos, resolução melhor, mais movimentos e um monte de bobagem a mais. Bom, isso é notícia antiga, provavelmente todo mundo já jogou isso, mas fica o aviso. :)

Alien Hominid e Castle Crashers são dois sub-jogos que não são ridículos, mas são cansativos, repetitivos, bobinhos e insossos. Você pode passar sua vida inteira sem jogá-los e ainda assim não terá perdido nada. Passem longe, dos dois.

Castle Crashers não vale os 1200 MSPoints que custa nem a pau!


PS: Próximo sub-jogo: Galaga Legions.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tava na hora mesmo de um novo post. ^_^
CC eu não joguei, mas AH realmente não vale o grito de um soldado morto do Metal Slug. :P
Aquele remake do Streets of Rage realmente é muito bom, mas se é melhor que o SoR2 original... sei não.
E o Guardian Heroes do Sega Saturn, você já jogou? O que acha dele?

Abraços,

Fabão

brunobelo disse...

Gosto pracacete do GH de Saturn, é Treasure, né? Ela raramente faz trancas. :D

Quanto ao remake do SoR ser melhor que o SoR2, eu as vezes acho e as vezes não. Acho quando ele funciona, mas quando ele trava (que acontece de vez em quando) eu prefiro o original. ;)

Claudio Prandoni disse...

Realmente, fazia uma cara já que não éramos brindados com a acidez do Sub-Jogos.

Também não vi nada de mais no AH e o CC me parece mais hype do que efetivamente competência.

Só um detalhe que soa estranho vindo de mim numa tabela de comentários que tem o Fabão: a trilha do primeiro SoR é do Yuzo Koshiro, não do Yu Suzuki.

Falow!

brunobelo disse...

Nossa, que feio, errei o nome dos japas. :) Vou corrigir, valeu!

Anônimo disse...

porra esse jogo e muito mas muito legal se colocasem 2000 pontos valeria a pena

Anônimo disse...

Nossa, que post ridículo! Voce tá comentando de um jogo que nao jogou por completo e dando um de saudosista por mencionar Metal Slug que é um jogo que a SNK nao se mancou de parar de ficar lançando.

Anônimo disse...

Que post mais afetado. E pior, feito por alguém que criou um blog pra ser xingado. Queria muito ver uma lista de jogos mesmo aqui. Seria algo tão ridículo como chamar um jogo bom de "boring" para seus amigos nerds te xingarem. Ou tentar fazer novos amigos falando isso alto no meio do seu grupo de amigos nerds afetados na fila do mais novo filme de super-herói de hollywood.

Poderia achar outros adjetivos para seus sub-jogos, por que ler fraco e insossos a cada duas linhas me faz pensar que um criança de 13 (aqueles que jogam CS em lan) escreve isso daqui.

E caso seja um saudosista ferrenho de jogos antigos, por que comprar vídeo games novos? Por que comprar jogos como Puzzle Quest que existem em flash aos montes.

É, nunca mais leio nada daqui. Nem posto comentários. A não ser que se repitam posts "insossos" , como este acima.

Grato.

Unknown disse...

Em primeiro lugar: esqueçam 90% do que leram aqui. Tenho 31 anos, acompanhei todas as gerações de jogos (menos o brownbox) e posso lhes afirmar que Castle Crashers é muuuuuito divertido e bem feito. Não sei como alguém pode ter visto tantos bugs tendo jogado só o demo. A música é perfeita!!! Será que ele tava drogado quando jogou?

Em segundo lugar: Rubiiiinhhho BArrichello!!

Em terceiro lugar: realmente o clone de Metal Slug é muito chato, mas esse não é nem parecido (até o rotoscoping melhorou muito).

Em quarto lugar: bora esperar baixar o preço! :D

Minimo disse...

Amigo jogue a versão completa
É melhor que os jogos lixo que você tanto adora.
Ou compre (se é que já não tem) um super nintendo e seja feliz.
:E